CORPO EM CONTÍNUO PROCESSO DE

Deixe um comentário

12 de novembro de 2022 por Ir. Mercedes Lopes - MJC

O corpo é constitutivo do nosso ser. É a realidade fundamental para que eu exista e esteja no mundo como ser único, singular, relacional, como parte integrante da humanidade. Ninguém existe sem antes perceber o próprio corpo. Ele é que me diz que existo, que estou aqui, que me liga à Terra, que me faz ocupar um lugar no espaço. Ele não é apenas um acessório ou invólucro, mas sim, a realidade primeira com a qual eu me relaciono comigo mesma, com as outras pessoas, com a criação toda, com Deus.

         Todo corpo é comunicação, é fala, é registro. É memória da história pessoal e coletiva. Guarda boas e positivas lembranças: felicidade, realização, alegria, beleza, mas também recordações negativas. Necessitamos ter consciência de que nosso corpo é uma realidade sempre em mutação, em contínuo processo de ser. Tem limites físicos e psíquicos, daí a atenção e o cuidado necessários, pois os excessos de trabalho, de atividades, não só violentam o nosso corpo, como também comprometem o bom direcionamento das nossas energias em relação ao bem-estar pessoal, familiar, social.

         Carregamos ainda as marcas do patriarcalismo, mas temos consciência de que somos uma unidade substancial e tentamos vivenciar o paradigma holístico, que tem muito a ver com a nossa meditação de agora: sou o meu corpo. Sabemos que no centro da proposta holística está a visão mais integral e unitária do ser humano e do cosmos: o universo todo, inteiro, com todos os seus elementos, está em mim.

Contudo, sofremos as consequências com esta separação entre corpo e alma; separação que ainda continua dentro de nós e ao nosso redor. Nossa dificuldade é que sentimos o corpo como uma pura capa ou invólucro. Quantas vezes se nos escapa que o corpo, o meu corpo possui uma profundidade imensa. Ele faz parte integrante do meu eu e é portador de toda dignidade. A leitura do nosso corpo é quase infinita! Através dela é possível se captar de maneira visível, o mistério invisível de Deus.

Deixe um comentário

Posts por data

novembro 2022
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Estatísticas do Site

  • 15.741 Visitas